quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Alimentos são tema de exposição de fotos de alunos da UnATI no Núcleo MID




A oficina de fotografia da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) em parceria com o Instituto de Nutrição expõe desde o início de dezembro, no Núcleo MID da Rede Sirius, a mostra “Comer, Fotografar e Viver”.

A exposição apresenta ensaio fotográfico produzido pelos alunos com alimentos como legumes, frutas, folhas e grãos. As fotos feitas com câmeras digitais foram tratadas em um programa de edição de imagens. O professor Roberto Cuíca, responsável pela oficina da UnATI desde a sua criação em 1999, desenvolve projetos voltados para contribuir para a qualidade de vida na terceira idade: “No início, a finalidade era transportar o idoso das fotografias de porta-retratos para atrás das câmeras e assim transformá-lo em produtor de imagens. Como fotógrafo, cada um passa a ser construtor de sua história”, comenta o professor. Acada ano um tema é trabalhado durante o curso. Em 2011 a proposta foi registrar o alimento estabelecendo uma linha do tempo por meio da história, da evolução das artes visuais e da alimentação.

Durante as aulas, informa o professor, “discutimos as relações das imagens digitais no mundo contemporâneo, mas estabelecemos sempre essa linha do tempo, contextualizando o período, o espaço e como ocorreu a produção das imagens”. O alimento sempre foi representado por meio da arte, o que inclui desde as pinturas rupestres até quadros de nomes que marcaram diversas escolas e períodos, como Leonardo da Vinci, Paul Cézanne, Pablo Picasso e Andy Warhol. A oficina tem aulas práticas realizadas em laboratórios de informática da UERJ. Segundo Roberto Cuíca, o estilo de vida dos idosos avançou muito nas últimas décadas, mas as transformações tecnológicas e a dificuldade em lidar com aparelhos multimídias ainda “colocam o idoso novamente na dependência de terceiros”, argumenta. Para reverter essa situação, a oficina de fotografia ensina aos participantes a trabalharem as imagens que fizeram em programas de edição. A mostra é o resultado dessa prática, cuja palavra de ordem é a inclusão do idoso na imagem digital. A exposição fica no Núcleo MID até 28 de março (no 2°andar do bloco C, campus Maracanã). A convite do Instituto de Nutrição, as fotos também serão expostas na varanda de saída do restaurante universitário entre 27 e 30 de abril, quando a Universidade recebe o Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública.

(do Informe/Uerj)

Enviado por Ana Pitança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.