sexta-feira, 30 de abril de 2010

Rio de Janeiro ganha a primeira biblioteca-parque do país.


Rio de Janeiro, 29 de abril (do Jornal Extra) - Com 25 mil livros em seu acervo, o primeiro modelo de biblioteca-parque foi inaugurado nesta quinta-feira em Manguinhos, na Zona Norte do Rio. A proposta é reunir num mesmo espaço o conceito um centro cultural e de lazer. A construção da biblioteca, que ocupou uma área do Exército, faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com mais de 2,3 mil metros quadrados, a concepção da unidade foi inspirada nas bibliotecas-parque de Medelin e Bogotá. Parte dos 25 mil livros do acervo foi doada pela Academia Brasileira de Letras (ABL). O cartunista Maurício de Souza anunciou a doação de três mil gibis da Turma da Mônica para a biblioteca.

A biblioteca está equipada com 40 computadores com acesso à internet, livros eletrônicos, três milhões de músicas em arquivo digital e 700 filmes em DVD. Lá serão realizadas atividades de leitura e culturais de maneira ampla. Ela beneficiará em torno de 100 mil moradores de 16 comunidades da região. Cerca de 1,5 mil pessoas devem frequentar a biblioteca por dia. Ela ficará aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

A biblioteca é uma parceria do governo federal (Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura e do Plano Nacional de Livro e Leitura) com o estadual. Foram investidos R$ 8,6 milhões na construção do prédio e na compra de acervo, mobiliário e equipamentos.

(foto da Agência EFE)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.