sexta-feira, 30 de abril de 2010
Biblioteconomia é tema do programa Globo Universidade
Update: o link para o vídeo do programa está aqui.
Enviado por Nádia Lobo.
SR-2 promove palestra sobre estudos na França.
Maiores informações podem ser obtidas no site do departamento - http://www.sr2.uerj.br/sr2/dci/index.htm e pelo e-mail dci@sr2.uerj.br ou pelos telefones 2334-0797 / 2334-2188.
O Departarmento de Cooperação Internacional fica no Pav. Reitor João Lyra Filho, bloco F, na sala T030.

Enviado por Regina Tinoco
Censo Nacional das Bibliotecas Públicas será divulgado hoje
O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra dados dos municípios, agrupados por estado e região. A pesquisa apresenta também número de empréstimos, de acesso à internet, frequência de usuários, temas mais pesquisados, horário de funcionamento, perfil dos funcionários, número de bibliotecas por habitante, entre outros.
Foram pesquisados os 5.565 municípios brasileiros.
Enviado por Marcos Vasconcelos
Rio de Janeiro ganha a primeira biblioteca-parque do país.

Rio de Janeiro, 29 de abril (do Jornal Extra) - Com 25 mil livros em seu acervo, o primeiro modelo de biblioteca-parque foi inaugurado nesta quinta-feira em Manguinhos, na Zona Norte do Rio. A proposta é reunir num mesmo espaço o conceito um centro cultural e de lazer. A construção da biblioteca, que ocupou uma área do Exército, faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Com mais de 2,3 mil metros quadrados, a concepção da unidade foi inspirada nas bibliotecas-parque de Medelin e Bogotá. Parte dos 25 mil livros do acervo foi doada pela Academia Brasileira de Letras (ABL). O cartunista Maurício de Souza anunciou a doação de três mil gibis da Turma da Mônica para a biblioteca.
A biblioteca está equipada com 40 computadores com acesso à internet, livros eletrônicos, três milhões de músicas em arquivo digital e 700 filmes em DVD. Lá serão realizadas atividades de leitura e culturais de maneira ampla. Ela beneficiará em torno de 100 mil moradores de 16 comunidades da região. Cerca de 1,5 mil pessoas devem frequentar a biblioteca por dia. Ela ficará aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
A biblioteca é uma parceria do governo federal (Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura e do Plano Nacional de Livro e Leitura) com o estadual. Foram investidos R$ 8,6 milhões na construção do prédio e na compra de acervo, mobiliário e equipamentos.
(foto da Agência EFE)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Book - Uma nova tecnologia.
Enviado por Marcos Vasconcelos
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Imagens da apresentação da Biblioteca CTC/A
O resultado é coletivo, Biblioteca, Rede e alunos todos ganham, contudo o evento é resultado da persistência da Profa. Regina Lanzillotti que, em todo início de período, nos oferece a oportunidade trazendo seus alunos à Biblioteca para este convívio.
Para a apresentação foram utilizados os recursos audiovisuais disponíveis na Direção da Rede (Notebook, retroprojetor e painel). As fotos são de Hélio Shiino, nosso funcionário e talentoso fotógrafo profissional.





Enviado por Rinaldo Magallon
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Keith Richards diz em autobiografia que sonha em ser bibliotecário
Londres, 4 abr (EFE) - O guitarrista Keith Richards, dos Rolling Stones, tem o sonho secreto de ser bibliotecário, diz o próprio em uma autobiografia que está perto de ser publicada.
Segundo a edição de hoje do jornal inglês The Sunday Times, o músico confessa no livro que, apesar de sua imagem de roqueiro, há anos cultiva uma paixão pelos livros e inclusive recebeu formação profissional para organizar os guardados em suas casas na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Em sua biografia, pela qual teria recebido US$ 7,3 milhões por antecipação, Richards explica que tentou aplicar um sistema que utilizam os bibliotecários para ordenar seus livros, entre eles muitos sobre a história do rock e a Segunda Guerra Mundial.
Além disso, Richards atuou como uma "biblioteca pública" ao emprestar exemplares de autores britânicos como Bernard Cornwell e Len Deighton para seus amigos, diz o jornal.
Segundo o The Sunday Times, durante sua juventude na austera Inglaterra do pós-guerra, o roqueiro se refugiava na leitura antes de encontrar o blues.
Para Richards, "quando você cresce, há duas instituições que o afetam especialmente: a Igreja, que pertence a Deus, e a biblioteca, que pertence a você. A biblioteca pública é enormemente igualitária". EFE
Enviado por Vanda L. Carvalho