segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bibliotecária da Rede Sirius, Eny Pires, apresenta oficina na Bienal do Livro




Uma girafa feita de livros - de três metros e sessenta de altura, sofás e pufes "recheados" de obras literárias, debates, oficinas de arte, cultura e educação - são algumas novidades que o público vai encontrar no estande das secretarias de Cultura e Educação, no Pavilhão Verde da XIV Bienal do Livro, no Riocentro. Durante a programação, será apresentado o projeto de modernização e requalificação da Biblioteca Pública do Estado (BPE) e os principais programas desenvolvidos pela Superintendência de Bibliotecas da Secretaria de Cultura nas demais bibliotecas públicas do estado.

De 10 a 20 de setembro, crianças, jovens e adultos, vão ser presenteados com muita música, teatro, animação e a viagem ao mundo da leitura tem destino certo através das histórias de: "O Menino Maluquinho", de Ziraldo; "Jacaré Lelé", de Felisberto Léo e Marcela Ribeiro; "Poesia e Prosa", de Manuel Bandeira; "A velhinha Maluquete", de Ana Maria Machado e muitas outras personalidades do universo literário.
Debates de Atualidades (economia, história, valores, cultura), Animação no Mover Maker, Biblioterapia - páginas abertas para a fantasia (imaginação dirigida), Teatro de Bonecos, Origami, Animando com Stop Motion, Matemática e Histórias em quadrinhos, serão algumas das atrações desenvolvidas pelos dinamizadores, no estande. O avanço das novas tecnologias vai ser representado através do Site Wikipédia e da Literatura infantil do livro digital. As apresentações de Tai Chi Chuan e Consciência Corporal têm o intuito de aliar corpo e mente em uma só sintonia e as apresentações de teatro, prometem trazer muita cultura, educação e entretenimento para o público presente.
O estande fica localizado no Pavilhão Verde (Rua Q - Número 7) e foi projetado pela N Idéias. O livro é utilizado no projeto como um "tijolo" um elemento de construção da cultura. Como um lego, ele se organiza e ganha diferentes formas: de ícones da literatura, lugares e etc. O layout tem o papelão como material principal por conter características com significados diversos: remete ao infantil, transmite simplicidade e, ao mesmo tempo, passa ousadia e modernidade. Além disso, papelão é reciclado e reciclável, apoiando assim, a sustentabilidade.
Como ressalta, Vera Saboya, superintendente de Bibliotecas da SEC:
- O estande ficou lindo e é 95% reciclável! O conceito é literatura, reciclagem e educação. Esse é o espírito da Superintendência. Pensamos a literatura como uma escrita que se revela em todas as expressões artisticas: arte, natureza, imagem, musica, fala, dança e a escrita. Nossas novas bibliotecas terão espaços para a expressão artística, para a fala literária de todos os tipos de arte. Na tela do estande temos uma apresentação do novo conceito de Biblioteca Pública e das Bibliotecas do PAC.
Lembrando que, durante a programação da Bienal, vai acontecer o seminário A Viagem da Leitura, na próxima terça (15/09), de 9h às 17h30, no Auditório do Pavilhão Verde. Palestras com representantes do universo literário, educacional e tecnológico. A ficha de inscrição e a programação completa do evento encontram-se disponíveis no site da BPERJ http://www.bperj.rj.gov.br/. As inscrições são gratuitas e também podem ser feitas através do e-mail bibliotecapublica@bperj.rj.gov.br ou fax (21) 2333-1415. As vagas são limitadas e o cadastro encerra-se nesta sexta-feira (11/09).


Por Luciana Avellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.