segunda-feira, 11 de março de 2024

Dona Wanda, primeira diretora da Rede Sirius, completa 100 anos

 Um século de vida. Foi isto o que comemorou ontem, domingo, dia 10 de março de 2024, a primeira diretora da Rede Sirius, Wanda Coelho e Silva.

Designada pelo Reitor Caio Tácito, "Dona" Wanda assumiu o cargo de Bibliotecária-Chefe da Biblioteca Central da UERJ quando a Universidade passou a funcionar no recém construído Campus do Maracanã, em 1976, permanecendo na função até o ano de 1987. Sob sua direção, seguindo o modelo organizacional da Universidade, as bibliotecas foram agrupadas de acordo com os centros setoriais e novos setores foram implantados, como Processos Técnicos, Pesquisa Bibliográfica e Informação e Atendimento ao Público. Pela primeira vez as bibliotecas, antes isoladas, passaram a funcionar como uma organização sistêmica, estrutura pioneira, à época, dentre as instituições congêneres.

Foi também durante a gestão de Wanda Coelho que foi definido o primeiro regimento para bibliotecas elaborado na UERJ, bem como o Regulamento do Serviço de Empréstimo, Normas para Estagiários, Manual de Serviço e Organograma. Também nesta época foi organizado o primeiro Catálogo Coletivo de Livros, que reunia todas as obras encontradas nas Bibliotecas da Universidade, e o primeiro acordo de Cooperação e Compartilhamento de Informações com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o que ampliou as possibilidades de recuperação de artigos técnico-científicos.

Em novembro de 2011, a Rede Sirius, homenageou a bibliotecária dando ao seu recém inaugurado auditório o nome de Wanda Coelho e Silva. Hoje, a Rede novamente presta suas homenagens à centenária servidora que tanto contribuiu para tornar as Bibliotecas da Uerj uma unidade de grande excelência e qualidade, tanto técnica quanto humana.

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.