segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Mudanças na emissão de ISBN

A Fundação Biblioteca Nacional informa que a partir de 1º de Março de 2020 não mais terá responsabilidade pela Agência do ISBN no Brasil, o que impacta diretamente as editoras e a emissão de ISBN para as publicações. De acordo com o cronograma informado, o encerramento das atividades externas e solicitação de serviços se encerrará dia 31/01/2020. Após essa data, todas as opções serão bloqueadas no sistema para todos os serviços prestados.

Sendo assim, a prestação dos serviços de emissão de ISBN será feita, a partir de fevereiro, pela Câmara Brasileira do Livro, que já enviou comunicado às editoras cadastradas avisando que iniciará o atendimento por meio de uma plataforma digital.

O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema internacional que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. A Fundação Biblioteca Nacional representava, no Brasil, a Agência Internacional do ISBN e tem a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no Brasil.

A UERJ é um editor cadastrado na Agência Brasileira do ISBN e está autorizada a atribuir ISBN às publicações impressas, softwares e livros eletrônicos publicados pela Universidade. A Rede Sirius é, para a Agência, o usuário master, ou seja, aquele que pode incluir novos prefixos.

Enviado por Luciana Avellar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.