sexta-feira, 20 de julho de 2018

Boletim de periódicos CAPES: Science of Synthesis oferece recursos para aperfeiçoamento do setor químico

A indústria química está entre as dez maiores atividades do mundo. Por se tratar de um setor de base, abastece todo o parque de transformação instalado no país, assumindo uma grande parte do PIB industrial, além de ser um vetor de desenvolvimento na tecnologia para várias cadeias produtivas.


O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece diversos recursos para que pesquisadores e especialistas tenham acesso a informações atualizadas e ao que está sendo feito na área de química em âmbito internacional. Uma das ferramentas é a base de dados Science of Synthesis, da editora Thieme.

Dedicada à química, a plataforma Science of Synthesis cobre todas as categorias relacionadas a áreas afins, permitindo pesquisa combinada de termos em texto completo e ainda a busca por estruturas sintéticas exatas, subestruturas e reações a partir de uma ferramenta para desenho de composições múltiplas.

A base possui avaliações didáticas realizadas por especialistas e fornece uma revisão crítica da metodologia sintética desenvolvida a partir do início dos anos 1800 até os dias atuais, englobando todo o campo de química orgânica e organometálica. Possui em seu escopo descrições autorizadas de texto completo e procedimentos experimentais. A ferramenta apresenta também recurso de descrições de texto completo de elementos orgânicos e transformações e métodos sintéticos, bem como experiências em procedimentos.

A coleção é composta pelo “Science of Synthesis Knowledge Updates”, que analisa todo o campo da química orgânica sintética e avalia desenvolvimentos significativos na metodologia sintética; pelo “Science of Synthesis Original Edition”, que fornece uma revisão crítica da metodologia sintética nos campos da química orgânica e organometálica; pelo “Science of Synthesis Reference Library”, que compreende volumes com temas especiais de química orgânica de forma modular, com seis classificações principais; e pelo “Houben-Weyl – Methoden der Organischen Chemie”, que é um trabalho de referência padrão para químicos envolvidos com síntese orgânica.

Com a tendência de crescimento da produção nacional e mundial nas áreas correlatas, o conteúdo da base figura como uma fonte de informação relevante à comunidade científica brasileira. Além disso, o conteúdo apoia o Plano Nacional de Pós-Graduação da CAPES (PNPG 2011-2020), uma vez que proporciona suporte à definição de diretrizes, estratégias e metas para continuidade e avanço de propostas de políticas de pós-graduação e pesquisa no país.

Os usuários da biblioteca virtual da CAPES podem acessar a plataforma por meio do link buscar base. Também está acessível a consulta por títulos da editora no campo de pesquisa buscar periódico. Nesta segunda alternativa, é possível selecionar o editor/fornecedor Thieme Connect para visualizar a lista de publicações disponíveis. Além de química, as revistas científicas da editora abrangem as ciências da saúde, com títulos focados em diversas especialidades médicas.

Reprodução de texto publicado no Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES

Clique aqui para acessar o Boletim.

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.