terça-feira, 3 de abril de 2018

Edição de março do Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES destaca conteúdos de biblioteconomia





Em homenagem ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, esta edição do Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos destaca conteúdos voltados aos profissionais que dedicam sua carreira à Biblioteconomia.

Dados do movimento Todos pela Educação retratam que existem aproximadamente 21 mil profissionais da área habilitados e o Brasil tem mais de sete mil bibliotecas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de cidades com bibliotecas subiu de 76,3% para 97,1% entre 1999 e 2014. Dos 5.570 municípios, apenas 112 ainda não possuem espaço público de leitura. Dessa forma, a tendência é que a formação aumente proporcionalmente nos próximos anos.

Em complemento às estatísticas de crescimento, o documento Biblioteca do Século XXI: desafios e perspectivas, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), descreve os ajustes necessários diante das evoluções propostas pelo novo milênio: “as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas têm impactado diretamente as estratégias de ação, a mediação da informação, os objetivos dos serviços prestados e as finalidades dos produtos elaborados aos diferentes públicos”.

Entre os desafios contemporâneos com os quais bibliotecários brasileiros se deparam, estão as novas formas de ensino-aprendizagem: cursos a distância, salas de aula virtuais, materiais didáticos e científicos em repositórios institucionais; interação com as tecnologias de informação e comunicação móveis; desenvolvimento da competência em informação no público usuário para que saibam manejar a informação no ambiente eletrônico e digital; acesso aberto e gratuito à informação; entre outros.

Os entraves exigem uma nova maneira de atuar e um novo papel a cumprir perante os usuários. Para compor o cenário de formação e capacitação de usuários ligados ao campo de atuação, o Portal de Periódicos da CAPES comporta conteúdos dedicados à Ciência da Informação – área do conhecimento onde a Biblioteconomia se insere. Conheça alguns deles:

Emerald
A plataforma compreende coleções e backfiles que abrangem as áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, além de contemplar também Economia, Finanças, Educação, Marketing, Logística e Administração. São mais de 260 periódicos disponíveis.

Information Science and Technology Abstracts (ISTA)
A plataforma de referenciais com resumos indexa artigos de mais de 450 publicações relacionadas à Ciência da Informação, além de livros, relatórios de pesquisa, anais de conferências e patentes com cobertura abrangente e contínua dos periódicos mais importantes da área.

Library and Information Science Abstracts (LISA)
Base de dados de referências e resumos destinada a profissionais de bibliotecas e demais especialistas de áreas correlatas. A cobertura inclui temas como gerenciamento e tecnologia da informação, internet, bibliotecas e arquivos, uso e usuários e recuperação de informações.

Library, Information Science and Technology Abstracts (LISTA)
A base é composta por quase 500 periódicos especializados em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Tecnologia, sendo que mais de 280 são em texto completo. Também oferece acesso a livros, publicações de conferências e relatórios.

Outros conteúdos
Profissionais, pesquisadores e estudantes também podem, eventualmente, localizar conteúdo na plataforma da editora Senac e em bases de dados interdisciplinares, como Academic Search Premier, Academic OneFile, Wiley Online Library, SpringerLink, ScienceDirect, Project Muse, Sage, Highwire, World Scientific, Cambridge e Oxford.

Outra opção é buscar bases de dados de áreas correlacionadas, como a ACM Digital Library e a Computers and Applied Sciences Complete, que englobam materiais de Ciência da Computação, ou a Now Publishers, voltada para Administração, Computação e Engenharia.

Também estão disponíveis conteúdos de acesso aberto, como DOAJ, ROAD e SciElo.

Reprodução de texto publicado no Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES

Clique aqui para acessar o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.