terça-feira, 18 de setembro de 2012

Livre acesso ao conhecimento ganha força

Escola da Fiocruz põe toda sua produção disponível ao público

(Por Cesar Baima) O conhecimento move o mundo, mas muitas vezes é bloqueado por barreiras como as paywalls, que restringem o acesso à íntegra de estudos publicados em alguns dos principais periódicos científicos do mundo para assinantes. Nos últimos anos, porém, cresce a adesão de instituições de ensino e pesquisa à política do livre acesso, com a criação de repositórios digitais com o conteúdo completo de artigos inéditos ou já publicados. E a Escola de Saúde Pública (ENSP), ligada à Fiocruz, juntou-se a este movimento do qual fazem parte universidades como as de Harvard e Cornell e o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).
Pelos termos de portaria assinada pelo diretor, Antonio Ivo de Carvalho, todas as pessoas vinculadas à escola devem arquivar no repositório os estudos que produzirem e cederem os direitos para a tradução e uso não comercial.
- Assim, qualquer pesquisador de qualquer parte do mundo vai poder usar este conhecimento e agregá-lo às suas próprias pesquisas – diz Carvalho. _ Nossa idéia não é competir com as formas de publicação tradicionais nem nos apropriar do trabalho dos pesquisadores, mas sim dar mais visibilidade e democratizar o conhecimento. A ciência se desenvolve com esta construção. Se antes este diálogo se dava por carta, hoje as novas tecnologias dão maior escala e abrangência para esta troca.

( do jornal O Globo. Caderno CIÊNCIAS 13set2012, p.40)
Enviado por Zélia Maria - Biblioteca CTC/F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.