terça-feira, 3 de julho de 2012

Bibliotecas e livrarias se transformam em pontos de encontro

O total de municípios brasileiros com bibliotecas públicas aumentou 22% entre 1999 e 2009, segundo uma pesquisa do IBGE, e as Livrarias têm reconquistado muitos clientes ao investir em ambientes aconchegantes que permitem uma maior aproximação com os livros. Para o arquiteto Fernando Brandão, responsável pelas lojas da Livraria Cultura, livrarias e bibliotecas precisam ser transformadas em locais de encontro, que promovam uma maior inclusão e integração.

"As bibliotecas públicas são importantes e exigem do poder público uma atenção estratégica para atrair frequentadores. Ou seja, além de oferecer uma ampla quantidade de títulos, precisam acolher estes leitores e ser agradável para que as pessoas fiquem mais tempo naquele espaço. A mesma coisa vale para as livrarias; é claro que o objetivo é diferente, mais comercial – a venda de livros -, mas se tiver um café, locais para sentar e folhear livros, e até mesmo outras opções de entretenimento, como teatros, isso trará mais consumidores para as lojas”, afirma Fernando Brandão.

As livrarias e bibliotecas devem usar a arquitetura como uma ferramenta de mídia, lúdica, para transmitir ideologias e significados, trabalhando assim o relacionamento com o público conforme suas possibilidades.

“O ambiente pode ser "chique", sofisticado, sem ser opressor. Uma arquitetura bem planejada - cores, texturas e formas -, quando feita de modo pertinente e adequado, gera acolhimento”, explica Fernando Brandão. “O desafio é fugir do impessoal, tornando o ambiente um ponto de encontro inclusivo. E, felizmente, muitas lojas e bibliotecas públicas têm investido nisso”, completa o arquiteto Fernando Brandão.

(do Portal Comunique-se)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.