Do monumental Blog do Laerte.Enviado por Marcos Vasconcelos
O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). A informação foi divulgada pela família do escritor de "Ensaio sobre a cegueira" e confirmada em seu site oficial. Segundo sua mulher, a jornalista Pilar del Río, Saramago passou mal após tomar o café da manhã e recebeu auxílio médico, mas não resistiu e morreu. Ele sofria de leucemia e, nos últimos anos, havia sido hospitalizado em várias oportunidades devido a problemas respiratórios. (do G1)Leia mais:
Morre, aos 87 anos, o escritor português José Saramago
Veja imagens do escritor José Saramago
Saramago era conhecido por opiniões polêmicas e língua afiada
Diversos livros de José Saramago estão disponíveis para empréstimo nas bibliotecas da Rede Sirius, entre eles O ano da morte de Ricardo Reis, Ensaio sobre a cegueira, O evangelho segundo Jesus Cristo e Memorial do Convento, entre outros.
Hoje, no dia 16 de junho, na Irlanda, é comemorado o Bloomsday, único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia. O livro em questão é Ulisses, obra prima de James Joyce. Escrito entre os anos de 1914 e 1921, o livro, marco da literatura moderna, narra com assombrosa precisão, os eventos de um único dia, 16 de junho de 1904. O cenário é a cidade de Dublin, na Irlanda, e os protagonistas são o propagandista Leopold Bloom, sua esposa Molly e o jovem poeta Stephen Dedalus. Ulisses é considerado um dos mais geniais romances já escritos e revolucionou a literatura por criar estruturas narrativas até então desconhecidas, como por exemplo, o fluxo de consciência.