sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Estado quer biblioteca pública modelo

Espaço no Centro vai ganhar terreno e deverá se tornar referência nacional em tecnologia no Rio
Livros empoeirados e cadeiras vazias deixarão de ser realidade na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro(BPE).



O espaço, na Av. Presidente Vargas, no Centro, vai passar por reformas e ganhar terreno equivalente a 50% de seu tamanho atual, crescendo de 10 mil para 15 mil m². A meta é torná-la referência nacional em tecnologia.
Interior da biblioteca será reformado para atrair mais leitores jovens
Cerca de 680 m² de terrenos vazios na Rua da Alfândega e um prédio comercial da Praça da República estão em processo de desapropriação para as obras, que começam ainda este mês. O prazo para a conclusão é de 1 ano e 3 meses. Dividida em setores, a nova biblioteca terá ambientes para exposições, coleções particulares, leitura de jornais e revistas, gibiteca, estudo e pesquisa. Também vai oferecer acesso livre à Internet, CDs e DVDs. Sala de leitura em Braille e estúdio para gravar livros falados serão montados para cegos.
Os jovens terão espaço garantido: sala com proteção acústica para que possam falar à vontade. O setor Rio de Janeiro será criado para cariocas e turistas conhecerem melhor o estado. Cinema, biblioteca infantil, salas de aula, restaurante e estúdio musical serão outros atrativos. “Vai dar acesso irrestrito, universal e gratuito ao conhecimento e à informação”, promete a secretária de Cultura, Adriana Rattes, acrescentando que o local terá encenações teatrais e versão digital de consulta a livros.

Fonte: O Dia online.

Por Luciana Avellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.