VI Seminário Interno da Rede Sirius

No último dia 10 de novembro foi realizado mais um Seminário Interno da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ, evento anual em que são apresentados aos servidores os relatos de experiências dos profissionais da Rede. Na abertura desta 6ª edição a diretora da Rede, Rosangela Salles, destacou a expressiva participação de bibliotecas externas ao campus Maracanã – bibliotecas de São Gonçalo, Resende, Nova Friburgo – e a presença de um convidado externo, Prof. Marcos Cavalcanti (Coppe-UFRJ), com uma palestra bastante atual sobre tecnologia e informação.



A seguir, alguns temas abordados e fotos do evento.

Rejane do Amaral Monteiro
Cordelteca Gonçalo Ferreira da Silva: a literatura de cordel no ambiente da Biblioteca na Faculdade de Formação de Professores da UERJ
Foi apresentada a Cordelteca Gonçalo Ferreira da Silva, criada em 2007 pela Profa. Maria Isaura Rodrigues Pinto dentro da Biblioteca CEH/D (São Gonçalo). A bibliotecária Rejane do Amaral Monteiro mostrou os objetivos do projeto, as atividades desenvolvidas e as perspectivas futuras da iniciativa, que tem por finalidade estimular o interesse de alunos, professores, pesquisadores, estudiosos e público em geral pela valorização e promoção das manifestações populares e folclóricas.

Ester Aparecida Lima de Souza e Márcia Saraiva Carvalho
A interação da Biblioteca CTC/F com discentes e docentes: relato de experiências
As servidoras Ester Aparecida Lima de Souza e Márcia Saraiva Carvalho apresentaram o desenvolvimento e os resultados alcançados com o trabalho de divulgação dos serviços oferecidos pela Biblioteca CTC/F (Resende). A iniciativa teve como objetivos “divulgar o portal de periódicos CAPES”, “difundir o uso do roteiro de teses e dissertações da UERJ”, “orientar os discentes na elaboração de referências bibliográficas” e “ampliar a utilização de instrumentos de buscas de informação oferecidos pela Rede Sirius”.

Carolinne de Medeiros Alves e Rogério Pinheiro da Costa
1ª Exposição de Talentos na Biblioteca CTC-E: o desenho como forma de expressão
Os servidores Carolinne de Medeiros Alves e Rogério Pinheiro da Costa mostraram como se deu o desenvolvimento da 1ª Exposição de Talentos da Biblioteca CTC-E (Nova Friburgo), inaugurada em 5 de outubro de 2015.
Com o objetivo conhecer e reconhecer os talentos ocultos na Universidade e possibilitar a dinamização das obras destes artistas, através da exposição de desenhos em tema livre, esta iniciativa possibilitou uma maior integração com os usuários da Universidade, e mobilizou toda a equipe da Biblioteca na montagem e organização.



BIG Data
Prof. Marcos Cavalcanti
Nesta palestra, o Prof. Marcos Cavalcanti, da Coppe-UFRJ, mobilizou os participantes em torno de temas como a gestão do conhecimento e as mudanças que a tecnologia têm promovido em nosso meio. Com uma apresentação dinâmica e envolvente, ele convidou todos à reflexão sobre como podemos pensar diferente e rever conceitos para melhor nos adaptar ao mundo atual.

A palestra teve vários pontos altos, como a distinção entre dados, informação e conhecimento. Na virada do século, que foi também a virada do milênio, o conhecimento e as redes revelam uma nova de era, mudança de paradigma, sendo o conhecimento tácito o grande capital de nosso tempo.

Assédio e violência moral no trabalho: conceitos e aspectos
Em sua palestra, o servidor Veber Gusmão apresentou os aspectos jurídicos deste tema tão atual e controverso, e que se mostra cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

Veber Gusmão
Ele iniciou com a definição de assédio moral e em seguida descreveu as diversas situações e comportamentos que configuram esse tipo de crime. Apresentou ainda os tipos de assédio moral e sugeriu ações que podem ser implementadas visando a prevenção desse crime, como campanhas educativas e criar canais efetivos para a denúncia da prática.


Treinamento de usuários: busca bibliográfica em bases de dados: relato de experiência da Biblioteca Biomédica B - CB/B
A bibliotecária Diana Amado Baptista dos Santos iniciou a palestra com um panorama histórico do treinamento de usuários na Biblioteca Biomédica B (CB/B), que atende aos cursos de Mestrado e Doutorado das Faculdades de Enfermagem e Odontologia.

Diana Amado Baptista dos Santos
Iniciados em 2009, atualmente a Biblioteca procura dar continuidade aos treinamentos com a apresentação de palestras sobre o espaço da biblioteca, a elaboração de teses e dissertações na UERJ para BDTD, elaboração de citações: ABNT NBR 10520, e elaboração de referências: ABNT NBR 6023.

Em sua apresentação, Diana explicou como foram organizados os treinamentos e os resultados estatísticos encontrados com a aplicação de um questionário de avaliação da satisfação. Ela finalizou apresentando os desafios futuros e o objetivo de ampliar o projeto e disponibilizar o treinamento a um maior número de usuários.

Relato de experiência: "La biblioteca en el bolsillo: información y lectura en dispositivos móviles"
Ana Rachel Fonseca
"A biblioteca que cabe no bolso" é o tema de interesse da bibliotecária Ana Rachel Fonseca (CB/A), que compartilhou sua experiência na participação de um workshop realizado em Montevidéo, Uruguai, em julho deste ano. Ela ressaltou o movimento de modernização das bibliotecas latino-americanas com a introdução de inovações tecnológicas que ampliam o acesso à informação.



A direção da Rede parabeniza todos os participantes que mais uma vez demonstraram a importância de compartilhar experiências bem-sucedidas, contribuindo para consolidar o papel estratégico que a Rede Sirius e seus servidores ocupam na busca pela excelência acadêmica.

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.