segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bibliotecário da Rede Sirius publica artigo em revista inglesa


O bibliotecário Robson Dias, lotado na Biblioteca CTC/G (Desenho Industrial e Programação Visual) da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ, acaba de ter um artigo publicado no periódico internacional Business and Management Review. A revista é uma importante publicação de acesso multidisciplinar voltada para pesquisas na área de Gestão e Negócios.

O artigo, intitulado “EBOOKS SUPPLY CHAIN: Uma análise de processos no desenvolvimento de coleções”, foi escrito por Robson – atualmente mestrando em Biblioteconomia pela UNIRIO – e seu orientador, Prof. Dr. Annibal Scavarda, Professor Adjunto do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, aborda a cadeia de suprimentos como ferramenta gerencial de integração de processos, caracteriza os atores envolvidos no mercado editorial, com o objetivo da flexibilização do fluxo de informações entre seus integrantes. Esse procedimento possibilita a melhoria da eficiência e da eficácia nos processos de desenvolvimento de coleções nas bibliotecas brasileiras. A pesquisa busca identificar oportunidades e possibilidades de ação, nos campos da seleção e da aquisição de acervos, mais especificamente dos e-books, e utiliza a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), aliada ao uso da cadeia de suprimentos com as políticas de desenvolvimento de coleções, para servir como arcabouço estrutural metodológico de apoio a tomada de decisão dos gestores das unidades de informação.

Para ler o artigo completo, clique aqui

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Do tamanho de cabeça de alfinete, menor Bíblia do mundo é exposta

Versão tecnológica se encontra na seção do
museu chamada Templo do Livro (Foto: BBC)
Uma cópia da Bíblia hebraica do tamanho de uma cabeça de alfinete está sendo exposta no Museu de Israel em Jerusalém. Veja o vídeo.
A chamada nano-Bíblia - a menor versão do livro religioso no mundo - contém 1,2 milhão de caracteres esculpidos em um chip envolto em ouro.
"Escrito" com raios de íon por engenheiros do Technion (Instituto Israelense de Tecnologia), em Haifa, o "livro" está sendo exposto por ocasião do 50º aniversário do museu.
"Se você ampliar as letras em pelo menos dez mil vezes, poderá ler os caracteres", diz Adolfo Roitman, um dos curadores do museu,
A versão tecnológica se encontra na seção do museu chamada Templo do Livro, que abriga também os Manuscritos do Mar Morto, as mais antigas escrituras da Bíblia já encontradas.

Ler mais:

(Do G1)

Enviado por Fábio Moraes.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Biblioteca José de Alencar, da UFRJ, realiza sua primeira Feira de Troca de Livros

No dia 28 de abril será realizada, na Sala de Eventos da Biblioteca José de Alencar (BJA) – da Faculdade de Letras da UFRJ – a primeira edição da Feira Livre de Troca de Livros. De acordo com a equipe da BJA, o principal objetivo do evento é oferecer ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo.


A Feira será realizada todas as terças-feiras, das 9 às 10:30h. A Biblioteca José de Alencar fica localizada na Av. Horácio Macedo, 2151– Térreo – Cidade Universitária (Ilha do Fundão).

Site: http://www.letras.biblioteca.ufrj.br/
E-mail: biblioteca@letras.ufrj.br

Enviado por Mauro Corrêa Filho

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Obra do educador Paulo Freire está disponível para download

Chega de doutrinação marxista.
Basta de Paulo Freire.


Os dizeres estavam em raros cartazes ou faixas vistos nos protestos contra o governo do PT e da presidente Dilma Rousseff.

Entretanto, foram o gatilho para um levante de admiradores do filósofo Paulo Freire, um dos educadores mais respeitados do Brasil e do mundo.

Autor de Pedagogia da Autonomia e uma série de livros que visam ao empoderamento do estudante, dentro de suas singularidades, o intelectual teve sua extensa obra traduzida para diversos idiomas. Inspirou várias linhas de pesquisa mundo afora.

O acervo dele está disponível na internet (clique aqui para acessar).

Leia mais.

(do jornal Brasil Post)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

9 de abril, dia da biblioteca


Parabéns a todos os que tornam este ambiente e este trabalho possível.

Enviado por Marcos Vasconcelos.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ana Lúcia Merege quer conquistar leitores para o gênero ‘fantástico’

Ana Lúcia Merege na Biblioteca Nacional
Bibliotecária e escritora, a carioca conjuga suas duas carreiras, pesquisando e escrevendo sobre História, Mitologia e temas correlatos, e atualmente publica uma série de fantasia épica para jovens, iniciada com o romance “O castelo das águias”.

Ana Lúcia Merege, 46 anos, é mestre em Ciência da Informação, pelo IBICT/UFRJ-ECO e formada em Biblioteconomia pela UNIRIO. Desde 1996, trabalha no Setor de Manuscritos da Biblioteca Nacional, onde lida com material original, fontes primárias, e desempenha funções que vão da identificação de documentos até a organização de exposições.

A experiência com manuscritos – especialmente os medievais, pelos quais é apaixonada – e as reflexões que vieram daí foram o ponto de partida para o mestrado, em que Ana discorreu acerca da sobrevivência do livro impresso. O curso, concluído em 2000, também despertou seu interesse pela mediação da leitura. Suas atividades nesses vários campos foram convergindo cada vez mais e resultaram nas suas duas primeiras publicações: o ensaio “Os contos de fadas: origem, história e permanência no mundo moderno” e o romance juvenil “O caçador”. Os títulos independentes encontraram editoras em 2009, e logo isso aconteceria com outros romances e contos, quase todos no gênero fantástico.

Atualmente, Ana publica pela Editora Draco, sediada em São Paulo, uma série de fantasia épica para jovens, iniciada com o romance “O castelo das águias”. Sua heroína é nada menos que uma mestra de sagas – contadora de histórias e professora de Literatura. Ela conta que um de seus maiores objetivos é conquistar leitores para o gênero fantástico, e para isso trabalha em várias frentes, organizando coletâneas, dando cursos, participando de eventos e, sempre que possível, visitando escolas e universidades para falar sobre o tema.

Leia mais:

(do site da FBN)

Enviado por Luciana Avellar.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Evento da UNIRIO festeja os 100 anos de instalação da Escola de Biblioteconomia no Brasil


Enviado por Mauro Corrêa Filho

Springer realiza Treinamento Online


No próximo dia 16 de abril (Quinta-feira), a Springer vai realizar um treinamento online (via webex), em duas sessões. Veja abaixo os horários e o conteúdo.

10h00 às 11h00 — Registro: http://bit.do/Abr12-10hs

14h00 às 15h00 — Registro: http://bit.do/Abr12-14hs

Contéudo do Treinamento:
- Cadastro de usuário no Springerlink: springerlink.com
- Formas de acesso aos periódicos que fazem parte do portal da CAPES
- Busca/pesquisa/download de eBooks e Journals na base
- Download e importação de citações
- Reportando problemas de acesso
- Ferramentas gratuitas da Springer para pesquisa e para autores de artigos científicos

Enviado por Mauro Corrêa Filho