quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dicas de leitura: Casa-Grande & Senzala (Gilberto Freyre)

Eleições são sempre um momento de grande oportunidade para se pensar sobre o país. Neste aspecto, o livro Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, é um dos mais importantes da literatura brasileira. Segundo Benzaquen, "Quase oitenta anos após sua publicação, Casa Grande & Senzala continua sendo, ao mesmo tempo, um livro fácil e um livro dificílimo: fácil pelo estilo leve e coloquial de Freyre, que o coloca ao alcance de qualquer leitor médio em busca do prazer da leitura; difícil, dificílimo, pois a própria oralidade da linguagem, e a tendência freyreana de pensar em termos de "antagonismos em equilíbrio", tornam Casa Grande & Senzala uma obra repleta de ambiguidades que, a todo momento, traem e enganam um leitor acadêmico que tente "isolar" os pensamentos e opiniões de Freyre. Em Casa Grande & Senzala, muitas vezes a afirmação vem seguida da sua negação, e vice-versa, e assim sucessivamente, "fazendo com que a cada avaliação positiva possa se suceder uma crítica ... que acaba por dar um caráter antinômico à sua argumentação." Casa-Grande & Senzala é uma leitura essencial para começar a entender aquela que seja, talvez, a característica mais intrigante e interessante da sociedade brasileira: a eterna dicotomia entre sua índole miscigenadora frente ao seu ideal de pureza.

Este livro está disponível nas bibliotecas CEH/B, CEH/C, CEH/D, CCS/A, CTC/C e CAP/A.

Enviado por Marcos Vasconcelos

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Projeto literário na Baixada Fluminense "liberta" livros para a população

A cena ocorreu no calçadão de Nova Iguaçu, na noite de quinta-feira. Em apenas dez minutos, numa ação da Secretaria municipal de Cultura, mais de 50 livros foram distribuídos — ou melhor, “libertados” para a população. É assim que preferem dizer os integrantes do Projeto Livro Livre, tocado pelo órgão, que já levou a ação a lugares como a carceragem da Polinter na cidade e um prostíbulo.
Na semana passada, bastou o projeto ser anunciado pelo microfone de uma loja popular, para pedestres, vendedores e garis avançarem sobre as caixas com as publicações. Com um “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, debaixo do braço, Humberto Junior, de 9 anos, saiu curioso do seu passeio pelo calçadão: — Gosto muito de historinhas.
Apesar do corre-corre, o secretário de Cultura, Ecio Salles, tentava explicar a cada um a proposta do projeto: — Vocês têm que repassar os livros adiante depois de ler.


Enviado por Hilda Lima

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fotos da Inauguração da Sala Jorge Amado

Foi inaugurada hoje, na Biblioteca Comunitária, a Sala Jorge Amado. As fotos do evento estão disponíveis aqui.

Enviado por Luciana Avellar e Marcos Vasconcelos.

Clássicos da Coleção Brasiliana são disponibilizados em versão digital

(por Débora Motta) Pouco depois da Revolução de 1930, que levou ao poder o presidente Getúlio Vargas e deu fim ao revezamento político entre as oligarquias rurais da República Velha, a intelectualidade brasileira passou a contar com um valioso acervo para compreender melhor o país: a Coleção Brasiliana. A vasta coleção de 415 obras foi publicada entre 1931 e 1993 pela Editora Companhia Nacional, dentro de uma série mais ampla, intitulada Biblioteca Pedagógica Brasileira. Ela reunia autores de diversas formações, que se debruçaram sobre a formação brasileira – entre eles, Rui Barbosa, Visconde de Taunay e João Pandiá Calógeras. Agora, os clássicos que foram referência para várias gerações estão de volta, mas dessa vez no mundo virtual.


Enviado por Hilda Lima

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Biblioteca Comunitária inaugura sala em homenagem a Jorge Amado.

A Biblioteca Comunitária da Rede Sirius inaugurará, no próximo dia 28 de setembro às 14h, uma sala em homenagem ao escritor baiano Jorge Amado. A sala foi criada com o objetivo de ser um espaço destinado a eventos, oficinas literárias e diversas atividades áudio-visuais que já aconteciam na Biblioteca Comunitária mas não tinham um espaço próprio e dedicado para elas. A inauguração da sala é parte das atividades da 21ª UERJ sem Muros e contará com atividades como a apresentação do Coral do Meio Dia e oficinas literárias.

Veja o folder com a programação da inauguração da Sala Jorge Amado.

Enviado por Eny Pires

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Humor. Tema de hoje: bibliotecas.

Dia desses foi publicado no jornal O Globo uma tirinha que tinha as bibliotecas como tema. Mas não é de hoje que este tema aparece em charges e vídeos. O antigo site de comunicação da Rede Sirius, o Acesso Online, publicou várias dessas tirinhas que hoje, junto com a atual (da série Zoé e Zezé, de J. Scott e R. Kirkman), nós republicamos.









Enviado por Eliane Prata e Marcos Vasconcelos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Escritora Lya Luft escreve sobre livros eletrônicos

A revista Veja de 15/09/2010 publicou, na coluna da escritora Lya Luft, um texto falando sobre o livro eletrônico e levantando questões sobre o fim dos livros impressos, o fim das editoras e as novas tecnologias. O texto pode ser lido no link a seguir: http://marasenna.blogspot.com/2010/09/livro-eletronico-por-lya-luft.html

Enviado por Rinaldo Magallon

Arquivo Público de São Paulo disponibiliza fotos inéditas do Última Hora

São Paulo - O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou na internet um lote com 54.385 novas imagens originárias do acervo de negativos fotográficos do jornal Última Hora.

Muitas das imagens reproduzidas e digitalizadas são inéditas, ou seja, foram produzidas pelos fotógrafos do jornal, mas, no processo de edição e fechamento das reportagens, acabaram não sendo reveladas e publicadas.

Também entraram no site mais 1.007 ilustrações publicadas pelo Última Hora, que circulou de 1951 a 1971, sob a direção de Samuel Weiner (1910-1980).

O Fundo Última Hora, parte do acervo do Arquivo do Estado, é composto por 166 mil fotografias, 500 mil negativos, 2.223 ilustrações e uma coleção de edições do jornal em papel e microfilme. O fundo está sob a guarda do Arquivo desde 1990.

Para acompanhar o crescimento do acervo digital, o site precisou ser reformulado. Foram acrescentadas ferramentas de pesquisa com os campos “período”, “autor” e “palavra-chave”, facilitando a busca.

As ilustrações também oferecem importantes pistas para o estudo da época, e principalmente da importância do Última Hora no processo de modernização da imprensa brasileira.

Ao contratar os serviços de ilustradores e chargistas como Caulus e Leon Eliachar e oferecer aos desenhos espaço até na primeira página, o jornal apostou na valorização da parte visual e estética, de forma inédita no país até então. No site, o internauta pode pesquisar ilustrações e caricaturas por período, autor e título.

Produzido entre 1950 e 1969, em negativo flexível e papel de gelatina e prata, o material que chega agora ao site provém do Setor de Arquivo Técnico (antigo Departamento de Arquivo Fotográfico) do jornal, no Rio de Janeiro.

O objetivo final do Arquivo do Estado é digitalizar todos os negativos. Segundo o Arquivo, a urgência na reprodução do acervo fotográfico se deve porque o negativo é de difícil consulta, frágil, vulnerável à deterioração própria do material plástico (nitrato ou acetato de celulose) e a interferências externas como poluição, variações de temperatura e umidade.
As imagens resultantes podem ser usadas livremente para fins didáticos, desde que sejam citados fonte e crédito do autor da foto.

Mais informações: www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdigital

(da Agência FAPESP, 03 / 09 /2010)

Enviado por Eliane Prata

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Formatura da primeira turma do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ

No próximo dia 16 de setembro de 2010, a Biblioteconomia ganha o aporte de novos profissionais formados no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação. É a formatura da primeira turma do curso criado em 2006 na UFRJ. O paraninfo dessa primeira turma é a ex-diretora da Rede Sirius, bibliotecária e prof.ª Nysia Oliveira de Sá.
Evento de destaque da área que revela a importância do profissional bibliotecário, será realizado na Casa do Estudante Universitário às 18h30min, na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Por ocasião do evento, será lançado oficialmente o livro "Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação", da Profa. Mariza Russo.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto de extensão da UERJ promove o Centro do Rio.

Roteiros Geográficos do Rio é um projeto de extensão do Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro – NeghaRIO – do Instituto de Geografia – IGEOG – da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. O projeto promove caminhadas gratuitas na Área Central do Rio de Janeiro de dia e à noite, e em outros pontos da urbe carioca, tais como os bairros Glória, Catete e Flamengo, bem como Copacabana, a “princesinha do mar”, e o bairro planejado Vila Aliança, situado na Zona Oeste da cidade, sendo este o único necessitando de um esquema de vans, ainda que no referido bairro proletário o roteiro seja feito a pé.

Leia mais na página do projeto.

Programação dos roteiros para setembro.

Enviado por Hilda Lima.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Arquivo Público do Estado do RJ digitaliza acervo e obtém aumento de procura

(De O Globo) O acervo do Arquivo Público do Estado, se organizado em linha reta, se estende por 4km. São textos, mapas, plantas, fotografias, filmes, fitas de áudio e vídeo e microfilmes que contam a história da sociedade fluminense e conduzem por um caminho que leva ao conhecimento de fatos marcantes, ocorridos desde o tempo da Presidência da Província, no século 18. Facilitar o acesso a esses documentos tem sido uma meta da instituição, que nos últimos anos investiu na restauração e digitalização do material e, cada vez mais, atrai o público: no ano passado, o Arquivo Público registrou 4.075 solicitações, um aumento de 65,2% na demanda, em relação a 2008.


Enviado por Denise D'Ávila

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Jornal do Brasil deixa de ser comercializado em papel.

(Da Agência Estado) Circula hoje pela última vez a edição impressa do Jornal do Brasil, fundado há 119 anos, no Rio de Janeiro. De agora em diante, o JB terá apenas a versão na internet, um recurso para superar os problemas financeiros da empresa. O passivo acumulado chega a R$ 800 milhões, em dívidas trabalhistas e fiscais.

A crise financeira se agravou na década de 90 até que, em 2001, a família Nascimento Brito arrendou a marca JB para a Docasnet, empresa de Nelson Tanure. No ano passado, outra marca de jornal arrendada pelo empresário, a Gazeta Mercantil, também deixou de circular.

Leia mais.

Enviado por Marcos Vasconcelos.